A pesquisa de marketing é
utilizada para coletar dados e informações sobre um mercado de modo que
auxiliem nas tomadas de decisão. As informações coletadas e os resultados
obtidos na pesquisa ajudam a identificar oportunidades e problemas no marketing
além de ser fundamental para o seu planejamento. De acordo com Kotler, a pesquisa
de marketing é formada por seis etapas:
1) Definição do problema: nesta
primeira etapa é levantado um possível problema ou oportunidade a fim de
definir o objetivo da pesquisa.
2) Plano de pesquisa: aqui é
desenvolvido o plano de coleta de dados a fim de atender ao problema ou
oportunidade da pesquisa. Esses dados podem ser primários (ou seja, aqueles que
ainda serão coletados pelo pesquisador para um fim específico, geralmente por
meio de pesquisa por observação, pesquisa por discussão de grupo,
levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental) ou secundários
(em que são usados dados que já foram apurados). É comum começar a investigação
por meio dos dados secundários a fim de saber se o problema pode ser resolvido
antes de fazer um levantamento de dados primários.
3) Coleta de informações: nesta
etapa são feitas as entrevistas para coletar os dados primários. É comum
ocorrer erros durante essa fase, pois alguns entrevistados podem não ser sinceros
ao responder o questionário, portanto este deve ser aplicado da melhor forma
possível.
4) Análise das informações: aqui
os dados são tabulados com o objetivo de melhor interpretá-los e, assim, tirar
conclusões.
5) Apresentação dos resultados:
nesta etapa são elaborados relatórios sobre a pesquisa, assim como a
metodologia aplicada e a conclusão.
6) Tomada de decisão: por fim a
pesquisa é avaliada e o tomador de decisão conclui se o projeto deve continuar
ou não.
Para não terminar o post aqui
somente na teoria, trago como exemplo uma pesquisa que fiz no ano passado a
fins acadêmicos para o lançamento de um novo sabor de iogurte.
Na primeira etapa identificamos
uma oportunidade dentro do segmento de iogurtes light: até então não existia um
cujo sabor fosse linhaça e quinoa, os grãos do momento. Então, decidimos montar
o plano de pesquisa, pois essa parecia ser uma boa ideia.
Em seguida fizemos um levantamento de dados
secundários para saber se realmente não existia um produto com essas
características e se já não havia sido realizada uma pesquisa similar. Como não
encontramos nada, elaboramos um questionário para apurar os dados primários, o disponibilizo aqui aos que quiserem conferir. Há
quem vá para as ruas fazer as entrevistas, mas optamos por fazer um formulário
no Google Drive e enviamos a aproximadamente 60 pessoas. Assim terminamos o
planejamento e a coleta.
O próximo passo foi a tabulação,
o próprio formulário ou mesmo a planilha do Google Drive permite gerar os
gráficos por meio da inserção dos dados. De fato fica visualmente mais fácil
entender os resultados. Estes foram entregues junto com o relatório,
metodologia e cronograma.
Por fim, recebemos a avaliação e
o aval para darmos continuidade ao projeto, o passo seguinte foi a confecção das
peças publicitárias do produto, mas esse é tema para uma próxima postagem.
De qualquer modo, seguindo esses
seis passos acima, você estará apto a fazer uma pesquisa de mercado, tanto para
fins acadêmicos quanto profissionais. Sucesso!
Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário