O primeiro modelo de Havaianas surgiu em 1962
inspirada no formato de uma sandália japonesa chamada Zori. Como imitações
começaram a aparecer desde o seu lançamento, o slogan "Havaianas, as
legítimas" foi criado.
Assim, nos anos 80, cerca de 80 milhões de
pares eram vendidos por ano e as Havaianas tornaram-se fundamentais na vida do
brasileiro a ponto de serem consideradas itens de cesta básica.
Na década seguinte, o produto passa por uma
transformação por meio das propagandas de TV que mostravam pessoas famosas
usando as sandálias. Os anúncios impressos traziam cores, imagens divertidas
que atribuíam bom-astral ao produto, proporcionando, assim, um valor de marca.
Isso fez com que pessoas das classes A e B
também comprassem Havaianas que, na época de seu lançamento, eram destinadas
principalmente a classe E.
Para a Copa de 98 foi lançado um modelo que
trazia uma pequena bandeira do Brasil na tira, tornando a marca motivo de orgulho
dos brasileiros e ainda mais famosa em outros países.
Logo, no ano 2000, as sandálias viraram mania
internacional, fazendo com que muitos estrangeiros viessem ao Brasil para
comprá-las e levá-las a seus países. O público feminino também foi cativado com
o lançamento de modelos de tiras mais delicadas assim como uma edição especial
de diamantes assinada pela joalheria H.Stern.
Peça das Havaianas com diamantes lançadas em parceria com a H.Stern. |
Afinal, uma vez que a marca já estava bem
reconhecida no mercado e cativado um grande público, era permitido lançar
produtos mais caros. Ainda que uma havaiana de diamante seja muito mais cara
que a original, pessoas podem comprá-la por causa do prestígio que têm pela
marca. Mesmo porque o perfil do público que compra Havaianas mudou com o passar
do tempo e a empresa precisa adaptar a marca ao público.
Por conta do sucesso pelo mundo, as Havaianas
ganham escritório na Europa e lojas pelo Brasil destinadas a vender as
sandálias e produtos vinculados. Recentemente lançou linhas de calçados como
extensão de marca. Por ser uma categoria similar ao produto original, as
pessoas reconhecem sua qualidade. Mas, o mesmo poderia não acontecer se a
empresa lançasse uma linha de refrigerantes, por exemplo. Afinal, Havaianas
entende de calçado, mas será que entenderia de bebidas?
Postado por: IVAN DE SOUZA
Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.