Adsense

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Valorize a empresa para a qual trabalha, mesmo após sair dela.

facebook, google, Marketing, mercado, startup, trabalho, valor

Recentemente conheci um colega de profissão que veio da França ao Brasil. Ele estava trabalhando numa empresa por aproximadamente seis anos, mas não estava se sentindo realizado por lá, o trabalho interessante havia começado a ficar chato. Por isso, pediu demissão da mesma e acabou parando no Brasil onde atualmente trabalha numa startup voltada à mesma missão na qual ele acredita.

Essa empresa para a qual ele trabalhou antes era nada menos que a Google. Já não é a primeira vez que ouço comentários de pessoas que lá trabalharam e que, após alguns anos de casa, já não achavam mais o ofício tão interessante e desafiador assim. De qualquer modo, a empresa continua crescendo e o simples fato de terem feito parte dela traz um grande peso aos seus currículos. E é nesse ponto que quero chegar com este post.

Durante toda a vida trabalhei em empresas pequenas e era muito comum ver alguns funcionários falarem mal da mesma. Em dado momento estes acabavam indo embora e torcendo para que a companhia para a qual dedicaram tempo e esforço afunde profundamente no fracasso. Uma pena que pensem assim porque isso é errado: devemos torcer para que o grupo do qual fizemos parte siga crescendo mais e mais até se tornar o maior de seu nicho.

Afinal de contas, nós sempre carregaremos em nossos currículos o registro de haver trabalhado para aquela empresa. E, ao buscar um novo trabalho, ou mesmo ao promover o marketing pessoal, o que contará mais pontos? Ter feito parte de uma empresa que fracassou e faliu ou de uma que cresceu e hoje é líder de mercado?

E esse crescimento ocorre também a partir de nossa dedicação como, então, funcionários. E esta contagia todos os demais que continuarão se esforçando, mesmo após a nossa saída.

Portanto, não importa onde você trabalhe, sempre se dedique ao máximo e torça constantemente pelo crescimento da empresa da qual você faz parte e que também sempre fará parte do seu histórico profissional. Lembremos que Google, Facebook, entre outras gigantes, começaram como empresas pequenas e hoje estão aí atuando como líderes. Sucesso! 



Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

Leia Mais ►

terça-feira, 20 de outubro de 2015

O que o Zorro e o Marketing têm em comum?


"Desta vez esse blogueiro ficou maluco!" - você deve estar pensando. "Afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra?" - você também deve estar pensando. Para melhor explicar a semelhança, vou contar um pouquinho de cada um.

Imagino que quase todos que estejam lendo este texto conheçam o Zorro. Este é um personagem fictício criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Sua identidade secreta era Don Diego De La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana, região que, em meados do século XIX, era colônia da Espanha. Porém, ao vestir a máscara e a a capa negra, adota o nome do herói Zorro.

Seu traço mais característico era a letra Z que marcava nas paredes e nas roupas de seus inimigos com a espada. A partir deste ponto, o assunto do post passa para o Marketing. Você consegue enxergar a marca do Zorro nesta peça?



Em Direção de Arte há um termo chamado leitura em Z que está voltado ao nosso comportamento de leitura. Afinal, quando olhamos para uma tela, nossos olhos costumam vê-la a partir do topo superior esquerdo até o inferior direito passando pelo centro. No exemplo acima, olhamos primeiro a frase, depois o menino e por último o logo, o que produz um contorno similar a assinatura do Zorro.

E isso ocorre também em outros pontos do Marketing como o E-commerce, por exemplo. Afinal, o mesmo fenômeno acontece quando vemos um site, razão pela qual a maioria dos menus fica localizada no lado superior esquerdo, pois é a primeira parte da página que costumamos ver.

E assim fica clara a semelhança, espero que a levem em conta a partir de agora toda vez que virem uma peça publicitária, um site ou o Zorro deixando sua assinatura na barriga do Sargento Garcia. 


Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

Leia Mais ►

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Qual é a diferença entre identidade e imagem?


Entre as quatro operadoras de telefonia celular do Brasil, existe uma que, segundo o povo, é a pior de todas em termos de sinal. Provavelmente você já sabe de qual operadora estou falando, mas vou manter a postura de não citar o nome...afinal, vai que acabo trabalhando nela um dia e o chefe de lá descobre este post?

Há poucos meses recebi a visita de um consultor dessa operadora que queria oferecer os serviços da mesma a empresa para a qual trabalho atualmente e fiquei impressionado ao ver o menu de serviços que eles têm, além de soluções para dar um melhor sinal aos seus clientes. Até então isso poderia ser simplesmente papo de vendedor, mas tive a comprovação de uma colega do MBA que já trabalhou para essa empresa e me confirmou a dedicação que os integrantes dela têm para ampliar cada vez mais a qualidade de cobertura.

Pronto, exemplo dado. Agora podemos passar para a parte didática e entender a diferença entre identidade e imagem de uma empresa. A identidade é aquilo que a empresa acredita ser e/ou espera alcançar, como é o caso dessa operadora que almeja ser a empresa do setor que oferece uma melhor qualidade de sinal de telefonia celular.

Contudo, essa não é a imagem que a mesma tem no mercado. Imagem é aquela que os consumidores formam sobre uma empresa levando em conta os serviços prestados, qualidade do atendimento, entre outros fatores. O atendimento, aliás, também foi outro ponto que recebeu críticas de uma forma bem humorada feita pelo pessoal do Porta dos Fundos.


Portanto, ainda que sua empresa tenha uma identidade bem clara e definida, é importante não se descuidar da imagem que as pessoas estão formando sobre ela. Sucesso! 
Leia Mais ►