Adsense

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Por que o Gordão do Trem é um grande profissional de Marketing?

Antes de ler a tirinha, dê uma olhada no vídeo abaixo.


Quem anda de trem pelo Rio de Janeiro certamente deve estar acostumado com os vendedores ambulantes e barulhentos que entram no vagão para vender biscoitos, balas, chocolates, entre outras guloseimas. Mas, poucos conseguem ser tão carismáticos como o Gordão do Trem.

A começar pela maneira como anuncia seus produtos. Ao invés do já conhecido bordão que diz "senhores passageiros, desculpe incomodar o silêncio da sua viagem, mas venho oferecer as deliciosas balas de fruta" ou coisa assim, este grande empreendedor criou seu próprio jingle:

- Não vem que não tem, não vem que não tem! Quem quer comprar barato, compra com o Gordão do Trem! Se liga meu amigo, preste muita atenção, o Gordão do Trem vem trazendo a promoção. Mas, ele é muito chato, não deixa ninguém dormir. E se ninguém comprar, vai falar até Japeri!



O sucesso de Siderval Ferreira, o Gordão do Trem, foi além dos trilhos. Conquistou muitos likes no Youtube após seu primeiro vídeo e chegou a ser entrevistado pela Rede Record. Afinal, ele é um vendedor que consegue aplicar muito bem a composição do Marketing.

Segundo Philip Kotler, o Marketing é composto de 4Ps: produto, preço, promoção e ponto de venda. Visto que Siderval conhece muito bem o seu produto ao descrever detalhadamente suas qualidades, oferece um preço mais em conta que a concorrência (com IPI reduzido), o promove de forma divertida e dominou o ponto de venda (o trem), podemos concluir que ele é um grande profissional de Marketing. 

Assim, este case mostra que ações de Marketing podem ser encontradas em qualquer lugar. Aliás, esta é a principal proposta deste blog: mostrar o quanto o Marketing está presente na vida, seja numa grande empresa ou na estação de trem de Japeri. 



Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.