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sábado, 30 de janeiro de 2016

5 dicas para criar uma fanpage de sucesso.

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Volta e meia escuto alguns colegas comentarem sobre a dificuldade de gerir suas páginas no Facebook e a frustração por não ter o sucesso esperado. Porém, em primeiro lugar, é preciso definir o que seria sucesso para a sua fanpage.

É muito comum pensar que uma página bem sucedida é aquela que tem muitos fãs e isso nem sempre é verdade. Claro que ter muitos fãs é bom, mas levar em conta somente isso é um sinal de vaidade. O sucesso de uma fanpage costuma ser medido pelo número de pessoas envolvidas com a mesma, não somente pelas curtidas, mas também por compartilhamentos e comentários assim como a quantidade de vendas que a mesma gera caso se trate de uma página corporativa.

Seguem abaixo 5 dicas do que deve ser feito para que a sua fanpage tenha sucesso:



1) Atualize sua página diariamente.

Quanto maior o engajamento que você tiver com seus fãs, maiores são as chances das publicações aparecerem no mural deles. Isso é determinado pelo EdgeRank, fórmula do Facebook utilizada para definir a relevância que uma pessoa tem para a outra. Porém, ao deixar a fanpage muito tempo sem atualizar, suas postagens perdem visibilidade no feed de notícia dos fãs, o que faz com que eles se engajem menos. A quantidade ideal de posts por dia pode variar conforme o tipo de página, mas três costuma ser um número bom.

2) Invista em Facebook Ads.

Algumas pessoas e empresas pensam e esperam conseguir retorno no Facebook sem investir nem mesmo o que pagam por um cafezinho no boteco e isso é uma ilusão. Seja qual for a estratégia do momento – conseguir mais fãs qualificados, promover um post, atrair pessoas ao seu site por meio da fanpage, entre outros – é necessário separar parte do orçamento de Marketing Digital para aplicar no Facebook Ads. Sobretudo por ser uma ferramenta que nos permite segmentar detalhadamente o público que queremos alcançar através da campanha.

3) Varie as postagens.

Algumas vezes vejo páginas que só publicam fotos assim como outras que só publicam links que levem os fãs ao seu site. Ambas são boas técnicas já que imagens costumam ser mais visualizadas e a webpage costuma ser o espaço em que ocorre a conversão em venda, mas forcar-se somente numa delas é um erro. Portanto, saiba balancear o que você posta na sua fanpage: imagens, vídeos, links, enquetes e afins. A diversificação pode tornar a sua página mais interessante.

4) Acompanhe as estatísticas.

Para que a página tenha sucesso também é preciso saber o que mais está agradando o público e para isso existem as estatísticas. Ao clicar em “Informações” você tem acesso a todos os dados de sua página referentes a curtidas, alcance, visualizações, publicações, vídeo e público. A partir daí é importante analisar quais foram os melhores posts, horários de maior acesso, que tipo de público tem visitando com mais frequência a fanpage e levá-los em conta para publicações futuras.

5) Interaja com seus fãs.

Se alguém deixar um comentário, enviar uma mensagem, fizer uma menção ou qualquer outra forma de interação, responda. Afinal, muitas vêm de seus fãs e, como todo fã, eles gostam de se sentir queridos e ter a atenção retribuída. Uma outra forma interessante de interação é promover quizes para que todos possam responder nos comentários. Por trás de cada página existe uma pessoa tão real quanto aquela que clicou no botão “curtir”, portando interaja com ela o máximo que puder.

Seguindo essas cinco dicas com certeza sua fanpage estará a caminho do sucesso. E se você quiser saber muito mais sobre como usar os recursos que o Facebook tem a oferecer, recomendo que faça o Curso Prático de Facebook Marketing da Expert Digital. O curso é totalmente online e oferece:

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Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

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