Adsense

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Propaganda enganosa e propaganda abusiva são a mesma coisa?


Certa vez fui ao mercado com uma amiga, ela ao ver um produto, disse: "esse anúncio é enganoso e muito abusivo!" e me perguntei se ela achava que propaganda enganosa e abusiva eram a mesma coisa...pois, na verdade, não são. Vou continuar contando essa história para que entendamos melhor a diferença. 

Ao passar pela parte de massas, peguei um macarrão instantâneo da Dona Benta sabor carne e outro da Nissin que trazia os personagens da Turma da Mônica na embalagem e lembrei de um caso que aconteceu com cada uma dessas duas marcas, um considerado enganoso e o outro abusivo.

Dona Benta recebeu a acusação de ilustrar suas embalagens contendo não apenas o macarrão instantâneo, mas também condimentos como pedaços de carne e verduras. Já a Nissin criticaram o fato de seu produto trazer personagens infantis, o que poderia induzir as crianças, hipervulneráveis e ainda em desenvolvimento de posição crítica, ao consumo.


Entre esses dois casos, qual é propaganda enganosa e qual é propaganda abusiva? 

Propaganda enganosa é toda mensagem publicitária mentirosa cujo produto anunciado não oferece as qualidades mencionadas. Já propaganda abusiva é aquela que explora o medo e a superstição, contraria a lei, incita a violência, que se aproveita da falta de discernimento, desrespeita valores ambientais e induza o consumidor a se comportar de modo que prejudique sua saúde ou segurança.

Portanto, o caso da Dona Benta é de propaganda enganosa e da Nissin de propaganda abusiva. Quis explicar essa diferença a minha amiga, mas tinha fome e tratei de comer o macarrão primeiro. E você? Conhece outros casos? Então, cite-os nos comentários e vamos discutir o tema.


Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário