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sexta-feira, 1 de maio de 2015

Qual foi a estratégia de Marketing que originou o sushi?


O sushi tem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Praticamente todo ano vejo, pelo menos, duas ou três lojas especializadas abrirem aqui na cidade. Esse fenômeno não era comum até uns dez, quinze anos atrás.

Naquela época era comum a maioria das pessoas não gostar de sushi por causa da ideia estranha de comer peixe crú. Contudo, aos poucos os brasileiros foram perdendo esse pré-conceito e adaptando o seu paladar, sobretudo ao perceberem o quão saborosos eram os rolinhos, especialmente por causa do fermento e do tempero que dão a ele um sabor delicioso. Porém, o que nem todo mundo sabe ainda é que esse sushi do qual tanto gostamos surgiu na terra do sol nascente por meio de uma estratégia de Marketing.


Os japoneses já tinham o costume de manter o peixe dentro do arroz para melhor conservá-lo desde o Período Muromachi (1336-1573), mas foi durante o Período Edo (1603-1868) que as pessoas passaram a comer o peixe crú e fresco, recém pescado, junto ao arroz temperado. Devido a seu minucioso preparo, o sushi era uma refeição consumida apenas em restaurantes e cara.

Foi nesse momento que um sushiman chamado Hanaya Yohei teve a grande ideia de transformar o sushi numa comida barata e que pudesse ser consumida em qualquer lugar. Para isso, ele tratou de conservar o pescado, sobretudo atum, dentro do molho de soja ou vinagre e servi-lo com arroz de modo que as pessoas pudessem comê-lo em bancas armadas na rua ou teatros. 

Assim, por ter trabalhado bem os 4Ps do Marketing através de um bom produto, bom preço, boa praça e boa promoção desde seu primeiro quisque em Tóquio, Yohei criou o primeiro fast-food nipônico e o tipo de sushi do qual muita gente tanto gosta.

E um número cada vez maior de brasileiros tem se tornando especialistas em sushi, sashimi, entre outros. E se você também quiser aprender, recomendo um curso muito bom sobre Culinária Japonesa da Cresça Brasil Editora.

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Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
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