Adsense

terça-feira, 20 de outubro de 2015

O que o Zorro e o Marketing têm em comum?


"Desta vez esse blogueiro ficou maluco!" - você deve estar pensando. "Afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra?" - você também deve estar pensando. Para melhor explicar a semelhança, vou contar um pouquinho de cada um.

Imagino que quase todos que estejam lendo este texto conheçam o Zorro. Este é um personagem fictício criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Sua identidade secreta era Don Diego De La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana, região que, em meados do século XIX, era colônia da Espanha. Porém, ao vestir a máscara e a a capa negra, adota o nome do herói Zorro.

Seu traço mais característico era a letra Z que marcava nas paredes e nas roupas de seus inimigos com a espada. A partir deste ponto, o assunto do post passa para o Marketing. Você consegue enxergar a marca do Zorro nesta peça?



Em Direção de Arte há um termo chamado leitura em Z que está voltado ao nosso comportamento de leitura. Afinal, quando olhamos para uma tela, nossos olhos costumam vê-la a partir do topo superior esquerdo até o inferior direito passando pelo centro. No exemplo acima, olhamos primeiro a frase, depois o menino e por último o logo, o que produz um contorno similar a assinatura do Zorro.

E isso ocorre também em outros pontos do Marketing como o E-commerce, por exemplo. Afinal, o mesmo fenômeno acontece quando vemos um site, razão pela qual a maioria dos menus fica localizada no lado superior esquerdo, pois é a primeira parte da página que costumamos ver.

E assim fica clara a semelhança, espero que a levem em conta a partir de agora toda vez que virem uma peça publicitária, um site ou o Zorro deixando sua assinatura na barriga do Sargento Garcia. 


Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário