Adsense

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Qual é a diferença entre identidade e imagem?


Entre as quatro operadoras de telefonia celular do Brasil, existe uma que, segundo o povo, é a pior de todas em termos de sinal. Provavelmente você já sabe de qual operadora estou falando, mas vou manter a postura de não citar o nome...afinal, vai que acabo trabalhando nela um dia e o chefe de lá descobre este post?

Há poucos meses recebi a visita de um consultor dessa operadora que queria oferecer os serviços da mesma a empresa para a qual trabalho atualmente e fiquei impressionado ao ver o menu de serviços que eles têm, além de soluções para dar um melhor sinal aos seus clientes. Até então isso poderia ser simplesmente papo de vendedor, mas tive a comprovação de uma colega do MBA que já trabalhou para essa empresa e me confirmou a dedicação que os integrantes dela têm para ampliar cada vez mais a qualidade de cobertura.

Pronto, exemplo dado. Agora podemos passar para a parte didática e entender a diferença entre identidade e imagem de uma empresa. A identidade é aquilo que a empresa acredita ser e/ou espera alcançar, como é o caso dessa operadora que almeja ser a empresa do setor que oferece uma melhor qualidade de sinal de telefonia celular.

Contudo, essa não é a imagem que a mesma tem no mercado. Imagem é aquela que os consumidores formam sobre uma empresa levando em conta os serviços prestados, qualidade do atendimento, entre outros fatores. O atendimento, aliás, também foi outro ponto que recebeu críticas de uma forma bem humorada feita pelo pessoal do Porta dos Fundos.


Portanto, ainda que sua empresa tenha uma identidade bem clara e definida, é importante não se descuidar da imagem que as pessoas estão formando sobre ela. Sucesso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário