Adsense

quarta-feira, 29 de julho de 2015

8 dicas para seu negócio ter sucesso nas redes sociais.


Muita gente gosta de redes sociais, quanto a isso não há dúvida. Prova disso é que entre os 200 milhões de brasileiros, aproximadamente 90 milhões usam o Facebook, a principal rede social do momento. Porém, o que muita gente ainda duvida é que seja possível prosperar nas redes de modo a aumentar as vendas e lucros da empresa.

Eu também não acreditava, mas por trabalhar como gerente de marketing, pude ver a força que esses canais têm e o quanto têm contribuído para elevar os ganhos. Porém, é preciso usar as estratégias certas para que isso aconteça, por isso trago neste post 8 dicas de como fazê-lo:

Dica 1: produza conteúdo de qualidade, informativo e útil. 

As pessoas usam as redes sociais para se informar ou se entreter e não para comprar. Por isso, antes de oferecer seu produto ou serviço, produza um conteúdo que seja útil para o seu público. Por exemplo: se você tiver uma loja de calçados, produza um texto ou vídeo mostrando dicas de como usar e conservar um tênis de corrida. Esse tipo de publicação poderá transformar seus visitantes em leads, ou seja, visitantes frequentes do seu canal e que poderão ainda se tornar clientes interessados em comprar o tal tênis ou outro calçado qualquer.

Dica 2: adapte o conteúdo para cada rede social.

Cada rede tem um formato diferente, por isso é preciso ficar atento a maneira como você vai publicar seu conteúdo em cada uma. A chamada ideal para o Facebook, por exemplo, pode ter até 80 caracteres. Já no Google Plus 60 caracteres é mais apropriado enquanto no Twitter o ideal é ter em torno de 100.

Dica 3: use todos os formatos de conteúdo.

Lembremos que a web é hipermidiática, ou seja, repleta de textos, links, imagens, áudio, vídeo e assim devem ser os conteúdos nas redes sociais. Portanto, use, pelo menos, duas formas de mídia em suas postagens para que elas fiquem mais interessantes e chamativas.

Dica 4: use a técnica do 80/20.

Na primeira dica disse o quão importante é produzir conteúdo de valor ao invés de anúncios para compra do seu produto ou serviço. Porém, vamos gerar publicações que gerem valor e deixar a venda de lado? Não, não podemos deixar a venda de lado, mas precisamos dosar a quantidade de postagens referentes a ela, a técnica do 80/20 trata justamente disso. 80% do seu conteúdo será destinado a produção de postagem útil, informativa, de valor, enquanto que 20% será voltado para vendas.

Dica 5: não automatize o conteúdo.

Embora existam ferramentas e aplicativos que nos permitem publicar em várias redes sociais ao mesmo tempo, facilitando nossas vidas e nos poupando tempo, aconselho a não fazer isso. Afinal, como disse na dica 2, cada rede social tem o seu próprio formato, o que usamos no Twitter pode não funcionar no Facebook, por exemplo. Portanto, tenha dedicação a cada rede separadamente.

Dica 6: engaje com o seu  público.

Como o próprio nome diz, rede social é um canal em que as pessoas se se socializam, portanto você deve fazer o mesmo com o seu público. Para isso responda sempre os comentários - tanto bons quanto ruins - e faça postagens que incentivem a participação de todos. Exemplos muito divertidos de como fazer isso: quizz, desafios, jogo dos erros, adivinhações; todos motivam as pessoas a deixar respostas nos comentários e, acredite, elas farão.

Dica 7: saiba qual é o melhor horário para postar.

As redes sociais têm horários de maior acesso, por isso é preciso saber a que horas seu público costuma acessá-las para postar sempre nesses horários. Em termos gerais, o pico ocorre as 11h00, 16h00 e 20h00, mas isso pode mudar caso seu público esteja em outro país com fuso horário muito diferente ou tenha um ritmo de vida distinto daqueles que trabalham em horário comercial, por exemplo: pessoas que trabalham a noite devem acessar as redes noutros horários.

Dica 8: acompanhe os resultados das postagens.

Muitas redes sociais têm um analisador de desempenho das postagens como o Insights do Facebook, por exemplo. A partir daí você pode ver quais foram os posts que seu público mais gostou e usar formatos parecidos em publicações futuras para repetir o sucesso. 

E estas foram as 8 dicas usadas e comprovadas que poderão te trazer mais sucesso nas redes sociais. Se quiser saber ainda mais a respeito, recomendo fazer um curso que possa trazer mais conhecimentos e técnicas. Inclusive, há um muito bom do Felipe Moreira chamado Sucesso nas Redes Sociais.


O curso é composto por vídeo aulas que ensinam a divulgar seu negócio nas redes sociais, fazer marketing viral de impacto, atrair milhares de fãs, elaborar melhores postagens e, é claro, aumentar as vendas através das redes. Para adquiri-lo basta clicar aqui ou na imagem acima.

Assim, você não apenas se tornará um bom conhecedor do assunto como também poderá prosperar muito no seu negócio. Sucesso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário