Adsense

quarta-feira, 18 de março de 2015

Como são feitas as tirinhas do blog?


Algumas pessoas me perguntam como são feitas as tirinhas do Vida de Marketing e, ao invés de respondê-las uma por uma, decidi redigir este post mostrando o passo a passo até mesmo para as pessoas que também quiserem fazer um blog do tipo tenham uma base.

Como todos podem ver, as tirinhas trazem sempre os mesmos personagens que só são mostrados do peito para cima. Essa foi uma estratégia para trabalhar melhor a expressão facial deles e também economizar o tempo que levaria desenhando-os de corpo inteiro (sim, foi um pouco de preguiça, admito). 

O desenho original foi feito a lápis, contornado com nanquim e depois digitalizado. Algumas pessoas preferem usar a mesa digitalizadora, eu mesmo usei algumas vezes para fazer as tirinhas do meu antigo blog Jornal em Quadrinhos. Mas, prefiro a velha forma por conseguir trabalhar melhor e mais livremente com ela.

Uma vez digitalizado, é bom dar uma retocada no Photoshop para a imagem ficar mais limpa, embora seja recomendável fazê-lo pelo Corel Draw, o que não foi o meu caso. Tenho no computador uma pasta com o desenho de cada personagem num arquivo de imagem e um para o formato das tirinhas. Quando preciso compô-las, basta copiar, colar, mudar um detalhe ou outro no rosto, por os diálogos e pronto.

Como disse, uso essa técnica para poupar tempo a fim de fazer uma quantidade maior de tirinhas, afinal tenho poucas por dia para fazê-las. Também busco caprichar mais no conteúdo das mesmas e nos artigos para fazer um equilíbrio a simplicidade do desenho.

E se você também tem interesse em fazer suas próprias tirinhas, mas não tem muito jeito para desenhar, fazer um curso pode ajudar e o que recomendo é o Curso de Desenho Online do Bruno Santana.

O curso é composto de vídeos tutoriais que ensinam desde as técnicas mais básicas com lápis tradicional até uso de lápis de cor e acabamento digital no Corel Draw. Além disso, há ainda como bônus um E-book de 132 páginas que traz um método para criar mascotes e como transformar o desenho em negócio digital.

Para adquirir o curso basta clicar na imagem abaixo. Boa prática!





Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário