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terça-feira, 24 de março de 2015

Marketing Vs Vendas


Certa vez, na empresa, tivemos um impasse entre a equipe de Marketing e a equipe de Vendas. O produto em discussão eram diárias de hotel, enquanto a gerência de Marketing impôs que a estadia mínima para grupos deveria ser de quatro noites, os vendedores se queixaram afirmando que seria impossível vender já que grupos quase sempre solicitam somente duas diárias. Casos assim são comuns em qualquer firma que trabalhe com os dois departamentos.

"O pessoal de vendas não entende a proposta do marketing, só querem saber de vender para ganhar comissão. Não sabem como o mercado funciona e não ligam para a imagem da marca." - diz alguém do Marketing.

"O pessoal de marketing não entende nada de como a ação funciona na prática. Eles querem somente ser premiados por suas criações, por isso fazem campanhas geniais e não ligam para as vendas, estas que verdadeiramente sustentam a empresa." - diz alguém de Vendas.

Embora essa rixa seja corriqueira, não deveria ser, pois a integração entre ambos é algo essencial para o sucesso empresarial, por isso é muito importante que as companhias coloquem as duas equipes sempre em contato para trocarem ideias de modo que marqueteiros possam dar dicas de como fechar uma venda de forma criativa e vendedores possam dizer quais são as necessidades reais dos clientes no ponto de venda, por exemplo.

Há empresas que já trabalham com essa convergência que recebe o nome de Smarketing, chegando a aumentar sua receita anual em 20% por conta dessa união segundo o site da B2C.

Aos que tiverem interesse em saber mais sobre Marketing e Vendas separadamente, sugiro a leitura dos dois gurus de cada área: Philip Kotler (marketing) e Neil Rackham (vendas), sobretudo os livros "Administração em Marketing" e "Alcançando Excelência em Vendas". 


Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
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