Adsense

sábado, 2 de maio de 2015

Por que a junção de todas as cores é o branco e não o preto?


Desde criança gosto de desenhar (bom, este blog já deixa isso bem evidente) e tinha vários estojos de lápis de cor, giz de cera, canetas, tintas e pincéis. Na época, minha mãe disse algo até então inédito: o branco é a mistura de todas as cores. Ao ouvir isso, tratei logo de pegar todos os meus hidrocores e usá-los para pintar um círculo que desenhei numa folha de papel branca que, no entanto, ficou preto. Ora, se o branco é a junção de todas as cores, por que o círculo ficou preto?

Antes de explicar, faço uma ressalva de que todo profissional de marketing deve ter conhecimentos de produção gráfica, desde papéis, tintas, máquinas de impressão ate tudo mais que essa indústria possa fornecer.

Embora o profissional de marketing não precise ser especialista em desenvolver produtos gráficos, ele deve ser expert em criá-los para saber como será o resultado final das peças de uma campanha.

O estudo das cores é justamente um dos principais conceitos dessa área, as mesmas podem ser classificadas como RGB ou CMYK. 


RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. 

Por outro lado, o CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black - Key). O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. 

Um exemplo de aplicabilidade do RGB é nos refletores de teatro uma vez que a junção das três cores aditivas - vermelho, verde e azul - formam a luz branca. Já uma aplicação do CMYK pode ser observada em qualquer impressora comum visto que seus cartuchos coloridos vêm com as cores ciano, magenta e amarelo que juntas formam o preto. Porém, existe a necessidade do cartucho de tinta preta também ser usado porque a cor formada pelo ciano, magenta e amarelo é um preto amarronzado...o mesmo tom que tinha o círculo que pintei com as canetinhas quando criança.

E isso explica porque meu experimento não deu certo, pois o branco é a junção de todas as cores aditivas enquanto o preto é a junção de todas as cores subtrativas. Talvez devesse ter usado lanternas com papel celofane vermelho, verde e azul ao invés de hidrocores. 



Postado por: IVAN DE SOUZA
Jornalista, publicitário, marqueteiro e blogueiro nas horas vagas. Também gosta de desenhar e acredita viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

Um comentário: