Adsense

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

3 dicas de como trabalhar o seu Marketing Pessoal.


No primeiro emprego que tive costumava estar sempre a disposição para ajudar e isso passou a empresa a imagem de um funcionário prestativo. Já em outro comentaram que eu sabia de tudo um pouco, além de ser responsável e isso fez com que passasse rapidamente a gerência. Em contrapartida, fiz estágio numa empresa onde, no começo, me atrapalhei um pouco no desempenho das tarefas e isso transmitiu uma imagem de que não era muito esperto. Em compensação, noutro estágio, agi com muito entusiasmo e todos me viram como uma pessoa pró-ativa.

O Marketing Pessoal trata justamente disso: melhorar a própria imagem de modo a melhorar também a avaliação que as outras pessoas têm sobre você. Para fazê-lo bem, alguns pontos são importantes, tais como: comunicar-se bem, cuidar da aparência, ter uma postura profissional, ter boas (e novas) ideias, ser bem humorado, ter senso de liderança, trabalhar em equipe, valorizar seu trabalho, entre outros.

Porém, a maneira como você usa o Marketing Pessoal pode variar de lugar para lugar, portanto aqui listo três dicas de como trabalhá-lo independente de onde você esteja ou queira estar:

1) Adapte-se ao ambiente. Cada lugar tem maneiras de vestir, de se comportar que são mais apropriadas, portanto, primeiramente adapte-se a elas. Se você for a praia vestindo uma sunga e usando um óculos escuros de boa marca e falar com as pessoas de forma bem-humorada e despojada, vai passar uma boa imagem naquele ambiente. Se for a uma entrevista de emprego numa multinacional usando uma roupa social de boa categoria e falar de maneira formal poderá causar uma boa impressão ao seu entrevistador. Agora imagina que ruim seria se fosse o contrário.

2) Ressalte sempre os seus pontos fortes. Todos nós temos pontos fracos e fortes, mas são estes que passarão uma imagem positiva as outras pessoas. Se você é bom em escrever, mas não é bom em desenhar, melhor dizer "sei escrever muito bem" do que dizer "não sei desenhar nada". Se você enfatiza sempre os seus pontos fracos, pode acabar transmitindo a imagem de uma pessoa fraca em tudo o que faz, inclusive no que sabe fazer de melhor.

3) Faça muito bem o que deve ser feito, ouse apenas se puder. Esta última dica é importante porque muitos pensamos que fazer diferente pode nos dar um grande destaque em qualquer situação e não é bem assim. No trabalho, você ganhará pontos se fizer muito bem as suas tarefas, mas poderá perder se as fizer de maneira completamente diferente sem a autorização de seu supervisor. 

E com estas três dicas você poderá trabalhar muito bem o seu Marketing Pessoal. Caso esteja num quadro em que a empresa, o grupo de amigos, a família ou seja quem for já tenha construído uma imagem ruim de você, não se preocupe, ainda há tempo para dar a volta por cima. Embora a primeira impressão seja a que fique, a última será sempre a mais fresca em nossas memórias. Sucesso!



Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário