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sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

7 tendências para o Marketing em 2015.


Mais um ano começou, 2015 parece ser um ano promissor não apenas pela expectativa de termos os skates voadores do filme "De Volta Para o Futuro", mas também porque - ao que tudo indica - trará muitas novidades para nós, profissionais de marketing.

Minha caixa de e-mails e feed das redes sociais estão infestada de mensagens e artigos cujos títulos são "novas tendências para o marketing em 2015", portanto tratei de trazer as sete mais relevantes neste post e comentar o porquê delas serem tão importantes. Vamos a elas.

1) Otimização para aparelhos móveis: enquanto o foco do ano passado foi a adaptação de sites para versões móveis, o deste ano será como otimizá-los, não apenas em termos de design, mas também de conteúdo. Afinal, estamos passando cada vez mais tempo com celulares ou tablets do que com notebooks e PCs e o Google revelou que o uso de dispositivos móveis vem se tornando mais relevante para os motores de busca.

2) Aumento de anúncios nas redes sociais: no último ano o Facebook revelou o quanto sua receita cresceu graças aos anúncios pagos, chegando inclusive a restringir quais tipos de anúncio devem ou não aparecer na rede social. Como algumas empresas já perceberam a capacidade de conversão desse meio, em 2015 ela deverá ser maior.

3) Aumento do marketing de conteúdo: como teremos um crescimento de empresas nas redes sociais, o seu conteúdo também deverá ser trabalhado. Aqueles que forem mais interessantes e que levem as pessoas um valor agregado serão os mais bem sucedidos e , consequentemente, ganharão mais.

4) Novo foco para e-mail marketing: no ano anterior as campanhas de e-mail marketing levaram conteúdo interessante e relevante a sua lista e o aumento de membros têm ocorrido principalmente pelo oferecimento de e-books grátis em troca do e-mail de contato. Porém, em 2015 as empresas deverão buscar diferenciais para se destacarem em meio a tantas outras que utilizam essas mesmas estratégias.

5) Novo alinhamento de SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais: enquanto as práticas de SEO deverão ser voltadas a otimização de conteúdo dos sites tais como meta tags e palavras-chave, o marketing de conteúdo continuará sendo aquele que dá mais visibilidade na web e as mídias sociais as responsáveis pela reputação das marcas na mesma assim como engajamento com clientes.

6) Empresas terão que se humanizar mais: as redes sociais proporcionaram um relacionamento mais próximo entre clientes e empresas. Neste novo ano elas precisarão se humanizar mais, pois as pessoas querem manter contato com outras pessoas e não com o logo de uma companhia que envia respostas automáticas. Logo, empresas que tornarem sua relação com consumidores mais humanas terão mais sucesso.

7) Menos anúncios promocionais: enquanto os outros pontos levantaram o que mais teremos em 2015, este último trata do que menos teremos. Os anúncios promocionais - cujo objetivo é fazer com que o cliente compre o produto - deverão ser menos frequentes que aqueles que trazem um conteúdo relevante e engajador que atraia a atenção e o interesse do consumidor em primeiro lugar.

E você? Quais tendências acredita que teremos este ano? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater. Sucesso!



Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
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