Adsense

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Cavaleiros do Zodíaco: por que a série foi um sucesso?


Como quase toda criança que viveu nos anos 90, eu adorava os Cavaleiros do Zodíaco, assistia todos os dias e não perdia um só capítulo. Na verdade, sempre gostei de séries japonesas e, para mim, aquela era simplesmente mais uma a passar na televisão e que seria tema de discussão com os amiguinhos na hora do recreio. 

Mas, Cavaleiros do Zodíaco foi muito mais do que isso, foi um fenômeno televisivo que causou a alegria das crianças e a preocupação de muitos pais e educadores. Ora, mas se as emissoras da época já exibiam outras séries do gênero (como "Winspector", seriado do gênero tokusatsu que estreou no mesmo ano e "Macross" - conhecido aqui como "Guerra das Galáxias" - um anime clássico que gerou muitas sequencias), por que Cavaleiros do Zodíaco fez esse marco tão forte? A resposta está no marketing aplicado a série.

No Japão, os animes têm dois objetivos principais: gerar audiência para o canal e receita através de espaço publicitário e venda de produtos relacionados. Entre esses produtos, os brinquedos são os que ganham mais destaque por serem o desejo de consumo maior das crianças. No Brasil acontecia a mesma coisa, mas os brinquedos que tínhamos não eram da mesma qualidade dos japoneses e normalmente só eram divulgados um tempo após a estréia da série, quando a mesma já não deveria mais ter a mesma audiência inicial.


Ao ver esse problema, a distribuidora Santoy teve a grande ideia: trazer a série ao Brasil e também os brinquedos. A Rede Manchete - que exibiu as primeiras duas temporadas do anime - ficou um pouco relutante em fazê-lo por não ver muito potencial no novo desenho, mas a Santoy ofereceu a série "de graça" contanto que fosse exibida em dois horários: manhã e noite para que as crianças pudessem assistir antes de ir ou após voltarem da escola, e que a todo momento houvesse propaganda dos bonecos.

A estréia do anime foi no dia 1 de setembro de 1994 as 10h30 da manhã. Desde as 10h00 já estava com a televisão ligada, pois não queria perder a nova atração e levei um susto ao ver que nesse mesmo horário, meia hora antes de começar, já estavam anunciando os bonecos que eram os mais bonitos do mercado brasileiro na época, sobretudo por conta das famigeradas "armaduras de metal", o que fazia o preço ser bastante caro.

Essa jogada de marketing foi muito bem sucedida e os envolvidos com certeza ganharam muito dinheiro as custas dos defensores de Atena, tanto é que diversos outros produtos surgiram depois: revistas, álbum de figurinhas, bonés, camisetas, posters e por aí vai. Isso faz de Cavaleiros do Zodíaco um case bem interessante e que vale a pena ser estudado, seja pelo marketing ou pela nostalgia.

Confira abaixo a primeira propaganda dos bonecos exibida no Brasil.





Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário