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terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Como as técnicas de Coaching salvaram um atendente da demissão.


Embora faça mais de dois anos, lembro como se fosse ontem o dia em que contratei o Gabriel para a minha equipe. Ele logo se destacou como um dos funcionários mais dedicados a fazer o que lhe era pedido e cumprir as metas determinadas.

Porém, quando fazia o fechamento mensal, via algo errado: os números de venda do Gabriel estavam muito baixos e não conseguia entender o porquê já que o via todos os dias se empenhando ao máximo. Quando o período de experiência dele estava por terminar, não houve outra escolha a não ser lhe dar um ultimato para que melhore sua performance ou ele não faria mais parte do time.

E eu sabia que essa seria a pior das decisões porque desde seu primeiro dia de trabalho sabia que ele tinha um enorme potencial, mas como poderia descobri-lo e aclará-lo a empresa de modo que ele pudesse permanecer em seu emprego? Para chegar a essa resposta, comecei a fazer com ele um trabalho de coaching.

Coaching é um processo definido para atingir um objetivo desejado. O coach (motivador, no caso, eu) apoia o coachee (motivado, no caso, Gabriel) a traçar diversas metas que somadas o levam ao encontro do objetivo estabelecido dentro do processo. Isso é feito por meio de reflexões, análise, identificação e uso das próprias competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade. 

Chamei-o para tomar um suco, conversar e saber o que ele estava achando do trabalho. Como me respondeu estar gostando e que tinha um objetivo pessoal a cumprir, me comprometi a acompanhar de perto cada passo do seu trabalho durante uma semana a fim de descobrir onde estava o erro que fazia dele um bom atendente, mas com número baixo de vendas.

Nesse momento percebi o que Gabriel estava fazendo de errado: ele tratava todos os pedidos por igual, dando o mesmo nível de prioridade para uma venda de 50 reais ou de 50 mil reais. É claro que todos os clientes devem ser atendidos da mesma forma e com igual cordialidade, mas a atenção a uma venda grande precisa ser maior por ser mais complexa e minuciosa.

Quando o fiz mudar o foco para esforçar-se mais em fechar as vendas grandes que costumam ser mais difíceis, seus números subiram no mesmo mês. Graças ao trabalho de coaching, foi possível descobrir como aproveitar melhor o seu potencial e o Gabriel continua na equipe até hoje.

Se você possui casos semelhantes na sua empresa, recomendo aprender técnicas de coaching e aplicá-las na sua equipe. Existe um e-book chamado Estratégia de Marketing para Coaches que as explica de maneira simples e descomplicada. O livro trata dos seguintes pontos:

• Princípios Fundamentais e a Fórmula para o sucesso
• Identificar clientes em potencial
• Construir a sua Marca
• Como realizar a abordagem e venda do serviço
• Como colocar preço em seus serviços
• Estratégias de Marketing para colocar em ação
• Estrutura de sessão que conquiste clientes
• Como criar Workshop e Palestra passo-a-passo
• Poderoso discurso de elevador
• Plano de Marketing simples e eficiente
• Atitudes de um Coach de sucesso
• Gerenciar o medo que impede você de começar

Para adquiri-lo basta clicar aqui ou na imagem abaixo, o e-book acompanha ainda uma lista de exercícios para ajudar a desenvolver o seu negócio. Se você não gostar do material, há uma garantia de até 30 dias após a compra para receber o reembolso. Mas, estou certo de que você vai gostar e que se tornará um coach de sucesso!



Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

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