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quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Como evangelizar um cliente em três passos.


Não costumo pegar trem aqui no Rio de Janeiro, mas quando o faço, encontro vendedores ambulantes como o gordão do trem e evangélicos que tratam de levar a palavra divina aos passageiros. Normalmente o fazem porque acreditam no quão bom Deus é para eles e que também poderá ser a outras pessoas, por isso sentem vontade de evangelizá-las. 

No Marketing o termo evangelizar vem sendo muito aplicado, mas nada tem a ver com religião, refere-se ao ato de fazer com que um cliente fiel a marca divulgue-a a maior quantidade possível de pessoas porque verdadeiramente gosta dela. A Apple é um exemplo, pois muitos de seus usuários são ferrenhos defensores da marca e tratam de convencer todos os que ainda não a usam do quão boa ela é.

Mas, como se pode evangelizar um cliente? Não existe uma fórmula padrão para tornar uma pessoa evangelista e isso é bom, do contrário os departamentos de marketing começariam uma guerra ao colocarem defensores de diferentes empresas um contra o outro. A evangelização simplesmente ocorre quando o cliente se encanta por uma marca ou produto e para chegar nesse estágio há três passos fundamentais:

1) Bom atendimento: desde o primeiro contato que a pessoa tem com a empresa o atendimento precisa ser excelente. O atendente de central telefônica, o vendedor do ponto de venda, seja quem for que atenda o cliente pela primeira vez, deve fazê-lo de forma prestativa para que ele fique com uma primeira boa impressão da empresa.

2) Fidelização: se o cliente ficar satisfeito com o atendimento, ele vai voltar e esse é o momento de fidelizá-lo. Promoções, descontos, brindes, entre outros agrados são maneiras de agradecê-lo pela preferência contínua e fidelizá-lo para que volte sempre. De tão contente ele vai falar bem da empresa a todas as pessoas que ele conhece.

3) Evangelização: uma vez que a pessoa começa a falar bem da empresa, não demora muito para que comece a promovê-la, sobretudo àqueles que estiverem procurando um produto ou serviço similar ao que ela tanto gosta e defende.

Para que os três pontos acima fiquem ainda mais claros, vou citar um exemplo que aconteceu comigo. De vez em quando vou a Buenos Aires a trabalho, embora também consiga uma folga para passear pela cidade. Na primeira vez que fui - que por sinal também foi a primeira vez em que conheci a capital portenha - fiquei num hostel cujo staff era simpático, mas pouco prestativo quanto a dar informações sobre a cidade e sobre o que fazer por lá.

Logo, na segunda vez optei por outro hostel onde, desta vez, todos me recepcionaram muito bem e não apenas me deram dicas sobre o que fazer, como também me levaram a um passeio de graça para conhecer os mais conhecidos pontos de Buenos Aires. O bom atendimento quando cheguei me conquistou, o passeio grátis e promoções que tive no estabelecimento (sobretudo no bar) me fidelizaram de modo que agora é o lugar que faço questão de indicar a quem também viaja para lá.

Portanto, dê atenção especial aos evangelistas que são os maiores defensores da sua marca, negócio e sucesso.


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
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