Adsense

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Por que oferecer produtos de graça é bom para os negócios?


Certa vez recebi por e-mail um convite muito interessante: curso de coaching para gestores com duração de 8 horas grátis! Pedi permissão a empresa para sair mais cedo do serviço durante aqueles dias e fazer o curso que seria benéfico tanto para mim quanto para a minha equipe a quem poderia por em prática as técnicas.

O treinamento foi dividido em duas aulas de quatro horas de duração cada e reuniu pessoas dos mais diversos segmentos, normalmente donos de negócio, gerentes ou funcionários mais dedicados. Foi muito produtivo e o mais incrível é que o custo foi zero. Ao final da última aula o professor ofereceu um curso ainda mais aprofundado e com certificado aos que tivessem interesse em aprender mais as técnicas de coaching. Este, é claro, não seria grátis.

Muito embora já imaginasse que a gratuidade fosse uma estratégia para atrair pessoas para o curso introdutório (que é grátis) e, ao final, oferecer o curso completo (que é pago), fiquei surpreso com o bom nível de qualidade oferecido em sua versão gratuita. Isso me fez ver na prática o quão importante é dar valor a um possível cliente antes de vender-lhe o produto.

"Ora, mas amostra grátis é algo que sempre existiu." - me diriam alguns. Mas, com a ascensão do Marketing 3.0 voltado para o valor, elas têm se tornado muito mais generosas. No caso do curso, até bem pouco tempo víamos anúncios como "assista uma aula grátis" e agora vemos "faça o curso grátis". O mesmo vale para livros vide a quantidade de e-books gratuitos de boa qualidade disponíveis na web.

Nos bares se tornou comum a prática de "a primeira bebida é grátis" ou ainda o "open bar". Já vi perfumarias darem um pequeno frasco de amostra a seus clientes ao invés daquele papelzinho com o cheiro do perfume. Um de meus restaurantes favoritos em sua inauguração ofereceu tudo o que estava no menu de graça, apenas as bebidas seriam cobradas. 

Esses exemplos nos fazem concluir que para o negócio prosperar, é preciso oferecer produtos de graça e com o mesmo nível de qualidade das que cobramos. Pois, assim, o cliente perceberá o seu valor ao pensar: "Se de graça é assim, imagina pagando...eu compro!"

Sucesso.


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário