Adsense

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

7 dicas para inovar segundo Leonardo da Vinci.


Talvez nem todo mundo tenha visto filme Código da Vinci, mas com certeza todos conhecem aquele que inspirou tal obra: Leonardo da Vinci. Além de trazer ao mundo pinturas memoráveis como Monalisa e A Última Ceia, o artista do Renascimento também reforçou algo essencial para nós, profissionais de marketing: a importância da inovação. 

Inovar pode nos fazer dar um passo a frente de nosso tempo e isso é fundamental num mercado que se modifica de forma cada vez mais rápida. A inovação pode ser aplicada não apenas a arte, mas também aos negócios.

Mas, como desenvolver o nosso lado inovador? Segundo Da Vinci, existem sete pontos que podem contribuir para isso:

1) Curiosidade constante: uma insaciável fome em aprender, em questionar, em buscar melhores respostas, articular ideias, propor novas possibilidades. 

2) Ver cada vez mais: observar as coisas de maneira diferente, usar todos os sentidos para apreciar toda sua riqueza e detalhes, alinhar perspectiva e percepção e, assim, entendê-las melhor.

3) Pensar grande: apreciar arte e ciência, lógica e imaginação, estar apto a pensar mais amplamente e a confiar mais em sua intuição.

4) Fazer conexões: conecte o que está desconectado, abrace a fusão e a inserção entre o mundo natural e físico, a semente mais ínfima para as estrelas.

5) Abraçar o paradoxo: assim como a ambiguidade e a incerteza, crie mistérios e mergulhe profundamente no contraste das coisas, faça perguntas que não exijam respostas óbvias. 

6) Ter ação e coragem: sempre procure provar suas hipóteses, experimentar e testar suas ideias e fazer o que ninguém jamais fez.

7) Ter mente esclarecida: renovar constantemente corpo e mente, explorar novos mundos para gerar novas ideias, não ser escravo do trabalho e sim aproveitar a vida de maneira plena. 

Seguindo esses passos é possível não apenas estimular o nosso lado inovador, mas também viver melhor. Há quem diga que somente os gênios estão a frente do seu tempo, mas essa é uma aptidão que está ao alcance de todos nós. Sucesso!


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.