Adsense

domingo, 14 de dezembro de 2014

Publicidade e Marketing é a mesma coisa?


Sou estudante de Publicidade e trabalho na área de Marketing, essa informação confunde a cabeça de várias pessoas diversas vezes que ora trocam as bolas (estudante de Marketing que trabalha com Publicidade) ora fazem aquela pergunta que muita gente da área de Comunicação já deve ter ouvido ao menos uma vez: "Mas, Marketing e Publicidade não é a mesma coisa?"

Não, definitivamente não é a mesma coisa, muito embora sejam áreas afins. Tanto é que muitas instituições consideram o Marketing como parte da escola de Comunicação Social que engloba outros cursos como Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. Porém, há outras que o consideram como um curso pertencente a Administração.

E o que faz um profissional de Marketing? Suas principais funções são: analisar tendências de mercado, conhecer as características e necessidades do consumidor e desenvolver estratégias que possam melhorar o consumo do produto e o posicionamento da marca.

Já o publicitário é aquele que produz peças publicitárias baseadas nessas estratégias de modo que possam cativar o público e convencê-los das qualidades e necessidades de um produto ou uma ideia. 

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo: uma empresa fabricante de sucos quer aumentar as vendas de uma de suas linhas de produto e, para isso, conta com a ajuda de seu gerente de marketing. Este realiza pesquisas de mercado e com o público para traçar melhor o seu perfil. O resultado mostra que grande parte deles são jovens entre 20 e 30 anos que preferem beber o suco quando vão a praia e que nos momentos de descanso gostam de viajar. Logo, o gerente de marketing tem uma ideia para alavancar as vendas: lançar uma promoção em que quem compre o suco concorra a uma viagem com um acompanhante a Fernando de Noronha, lugar conhecido por suas belas praias.

Ok, agora é preciso por a criatividade em ação para fazer as peças da campanha que encantem o público e convença-os a comprar a bebida e participar da promoção. Nesse momento entra em cena a agência de publicidade que atua em cima do briefing composto a partir dos dados passados pelo gerente de marketing da empresa de sucos. A agência reúne profissionais de diversos setores para trabalharem com esse intuito: atendimento, mídia, criação, planejamento, administração, entre outros.

Uma vez que a campanha é aprovada pelo cliente, ela é produzida e vinculada a fim de que a empresa aumente as vendas de seu produto e a agência de publicidade também ganhe com esse lançamento.

Assim concluímos que Marketing e Publicidade não são a mesma coisa, mas um está ligado ao outro. Algumas pessoas até dizem que a Publicidade é filha do Marketing visto que sua ação não pode existir sem que antes o Marketing lhe diga onde e como atuar.

Quanto aqueles que estão em dúvida sobre qual curso escolher, basta descobrir qual é o seu viés mais forte. Se for a criatividade, poderá ser um bom publicitário, mas se for planejamento, deverá ser um bom marqueteiro. O site Guia do Estudante publicou um teste para saber qual é a carreira mais adequada para você: Marketing ou Publicidade.

Seja qual for a sua escolha, que tenha muito sucesso!


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.