Adsense

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

David Portes: de vendedor de doces a empreendedor de sucesso.


Lembra da história de João e o pé de feijão? Era um dos contos de que mais gostava de ouvir quando era criança e ainda acredito que daria um remake fantástico se produzido hoje em dia. Trata-se da aventura vivida por João que, com os trocadinhos que deu sua mãe, foi até o mercado comprar comida. Mas, ao invés disso, comprou um punhado de feijões que, segundo o homem que lhes vendeu, eram mágicos e deles nasceria um enorme pé de feijão. A mãe não acreditou, mas ele sim e realmente uma árvore gigante cresceu depois que ele os plantou.

Uma história parecida aconteceu com o empresário David Portes quando chegou ao Rio de Janeiro há aproximadamente 25 anos. Nascido no Espírito Santo, veio até a cidade maravilhosa com o mesmo intuito de muitas pessoas que deixam o interior de suas cidades: vencer na vida e sair da miséria. Com R$ 12 que ele pegou emprestado, ao invés de comprar remédios para a esposa que estava grávida, ele comprou meia dúzia de doces para revender e assim começou sua carreira como vendedor e empreendedor.

Com o passar dos anos, David passou a ganhar mais dinheiro e investiu para tornar seu negócio ainda maior: montou uma barraca de doces no centro do Rio com serviços diferenciados como atendimento por telefone e pela internet. Além de inovar o mercado neste aspecto, sua humildade e simpatia com o público são os principais trunfos de seu sucesso.


Considerado um gênio do marketing e tema para cases em escolas de administração e comunicação do mundo inteiro - sendo citado inclusive por Philip Kotler numa de suas apresentações nos EUA - David atualmente dá palestras a profissionais da área no Brasil e pelo mundo sempre citando os pontos que definem sua filosofia de vida profissional: 

. O sorriso como abridor de portas; 
. O cliente que merece todo o nosso carinho e respeito; 
. A ousadia que beneficia aqueles que chegam primeiro; 
. A humildade para que nunca esqueçamos nossas origens; 
. Os erros que existem e não devem nos atemorizar (o pior erro é não tentar);
. A criatividade que pode ser um diferencial capaz de conquistar o mundo.

E, assim, a exemplo de João que acreditou e ergueu o seu gigante pé de feijão, David também levou fé no seu investimento inicial e agora é dono de um grande empreendimento. Portanto, se você também tem uma ideia que pode beneficiar não apenas você, mas sobretudo muitas pessoas, acredite e ela também lhe dará muitos frutos. Sucesso!


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.