Adsense

sábado, 20 de dezembro de 2014

Por que os clientes mais exigentes são bons para nós?


Desde que entrei na faculdade de Comunicação, pus firme na minha cabeça a seguinte ideia: fazer bem os trabalhos acadêmicos, pois eles devem ser apresentados como se fossem mostrados a um cliente. E nós, profissionais de Marketing, sabemos que as apresentações feitas a um cliente devem ser bem construídas e concisas para serem aprovadas.

Pois bem, em dado semestre da faculdade, fiz duas matérias que exigiam a montagem de peças publicitárias. Numa delas tive de fazer o planejamento de um comercial de 30 segundos que incluía roteiro, storyboard e ordem de gravação das cenas. Como sempre gostei de desenhar, não tive dificuldade em fazer o storyboard que, mesmo sendo feito todo a lápis, recebeu uma boa avaliação.

Para a outra disciplina que exigia um trabalho mais caprichado por se tratar de uma campanha de produto, decidi por todo meu lado artístico em ação. Para começar, substituí o tradicional Photoshop pelos clássicos lápis de cor que, a meu ver, dão um acabamento mais bonito ao desenho.

Minha colega de classe que fez a disciplina comigo achou muito legal e alguns amigos também. Porém, a avaliação do professor não foi positiva. Ele explicou que para a composição de um storyboard o mais adequado é usar fotos e transformá-las em desenho através do Photoshop ao invés de fazer um desenho com traços infantis, pois podem não transparecer seriedade ao projeto.

Claro que fiquei um pouco ressentido, afinal havia feito o desenho de coração, mas levei em conta que o mesmo aconteceria se, ao invés do professor, estivesse diante de um cliente de verdade. No primeiro caso o "cliente" foi menos exigente, mas no segundo foi mais e com isso aprendi como montar um storyboard adequado para uma apresentação.

E com isso também aprendemos que os clientes mais exigentes são bons para nós. Embora suas críticas possam machucar nosso ego as vezes, eles estão fazendo o mesmo que um trabalho de consultoria ao apontar quais são nossos pontos fracos e até dando dicas de como otimizá-los. E o melhor ainda, de graça!

Portanto, sempre levemos em consideração os clientes mais exigentes, pois eles ajudam a nos tornarmos profissionais melhores. Sucesso!



Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.