Adsense

domingo, 14 de dezembro de 2014

Máscaras sociais: quando usá-las e quando tirá-las?


O uso de máscaras faz parte de diversos momentos da história da humanidade: os antigos gregos as usavam para homenagear seus deuses, já os esquimós do Alasca o faziam por acreditar que elas lhes atribuíam uma identidade ora humana ora animal, assim como os índios brasileiros ao usarem máscaras de mamíferos, aves ou insetos durante cerimônias. 

E hoje em dia? Será que muitas pessoas usam máscaras? Alguns diriam que sim, pois as festas de Halloween e Carnaval estão sempre cheias de mascarados. Porém, existe um tipo que todos nós usamos desde os nossos primeiros contatos com grupos de pessoas: a máscara social.

Seja na escola, universidade, reunião familiar ou encontro de amigos, somos forçados a usá-las para correspondermos ao que a sociedade espera de nós. E, claro, o mesmo ocorre no ambiente de trabalho. Ainda que estejamos felizes a ponto de pular de alegria ou tristes a ponto de chorar sem parar, precisamos por a máscara a partir do momento em que começamos a trabalhar para fazer jus ao comportamento que a empresa quer que tenhamos.

Felizmente existem as horas livres e as folgas em que podemos tirar as máscaras e descansar sendo nós mesmos. Porém, algumas pessoas não podem fazer isso porque precisam usar outras máscaras durante o convívio social ou ainda porque continuam trabalhando após o expediente. Isso é muito grave.

Lembro de um Carnaval em que tive a ideia de usar uma máscara de Pierrot (adoro esse personagem) durante um bloco de rua, mas por causa do calor que faz no Rio de Janeiro nessa época, não aguentei ficar nem cinco minutos com ela. A mesma coisa acontece quando usamos as máscaras sociais o tempo todo: em algum momento ficamos sem ar!

Portanto, saiba quais são as horas em que deve tirar a sua e aproveite esse momento consigo mesmo. Ainda que seja por pouco tempo, você será muito mais feliz. Sucesso! 


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.