Adsense

sábado, 20 de dezembro de 2014

Qual é a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing?


Quem é da área de Comunicação e Marketing certamente conhece ou, pelo menos, já ouviu falar desses dois termos e aqui neste post explico porque eles são tão importantes para as nossas ações.

Outbound Marketing é aquele que faz o cliente se aproximar da empresa, mesmo quando a pessoa não está interessada. Os exemplos mais comuns são os anúncios de televisão, rádio, jornal, revistas, outdoors, entre outros, que são divulgados massivamente a fim de chamar a atenção do maior público possível.

Já o Inbound Marketing faz com que o cliente procure os produtos e serviços da empresa. E como se faz isso? Através de conteúdos úteis e de qualidade que despertem em cada pessoa o interesse pela empresa que o divulga assim como seus produtos e serviços. Por isso as ações de Inbound Marketing são mais utilizadas na web, o espaço mais apropriado para levar conteúdo as pessoas.

Vejamos um exemplo de cada caso. Uma empresa fabricante de calçados monta um outdoor para divulgar seu novo produto: um tênis para corrida. Muitas pessoas passam por ali e veem o anúncio, algumas se interessam, umas vão a loja e até compram o produto, outras não têm interesse. Isso é um exemplo de Outbound Marketing.

Por outro lado, a mesma empresa produz um conteúdo interessante sobre cuidados e limpeza de um tênis de corrida, dando dicas sobre como conservá-lo melhor e divulga-o em blogs, foruns, redes sociais, microblogs, sites de compartilhamento, etc. Isso é um exemplo de Inbound Marketing, pois as pessoas que se interessam por tênis de corrida acharão o conteúdo bom e útil e, consequentemente, poderão se interessar pela empresa e pelo seu mais novo produto.

Nesta época de Marketing 3.0, as pessoas não procuram apenas um produto ou uma marca, mas o valor que ela pode gerar em suas vidas, por isso a prática de Inbound Marketing é tão importante.

Não quero dizer com isso que o Outbound Marketing deve ser banido, os dois modelos devem ser praticados. Porém, como o Inbound Marketing é um conceito "novo" visto que há empresas descobrindo-o somente agora, ele merece um pouco mais de nossa atenção para que saibamos como desenvolvê-lo melhor.

Inclusive, para aqueles que quiserem aprender mais a respeito, a Hubspot oferece um curso grátis de Inbound Marketing com certificado. É muito interessante fazê-lo não somente pelo conteúdo apresentado, mas também porque existem empresas que valorizam esse tipo de certificação. O curso é em inglês e composto de 11 vídeo aulas, apresentações e um exame.

Sucesso!


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.