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quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A história das sandálias Havaianas.


O primeiro modelo de Havaianas surgiu em 1962 inspirada no formato de uma sandália japonesa chamada Zori. Como imitações começaram a aparecer desde o seu lançamento, o slogan "Havaianas, as legítimas" foi criado.

Assim, nos anos 80, cerca de 80 milhões de pares eram vendidos por ano e as Havaianas tornaram-se fundamentais na vida do brasileiro a ponto de serem consideradas itens de cesta básica.

Na década seguinte, o produto passa por uma transformação por meio das propagandas de TV que mostravam pessoas famosas usando as sandálias. Os anúncios impressos traziam cores, imagens divertidas que atribuíam bom-astral ao produto, proporcionando, assim, um valor de marca.

Isso fez com que pessoas das classes A e B também comprassem Havaianas que, na época de seu lançamento, eram destinadas principalmente a classe E.

Para a Copa de 98 foi lançado um modelo que trazia uma pequena bandeira do Brasil na tira, tornando a marca motivo de orgulho dos brasileiros e ainda mais famosa em outros países.

Logo, no ano 2000, as sandálias viraram mania internacional, fazendo com que muitos estrangeiros viessem ao Brasil para comprá-las e levá-las a seus países. O público feminino também foi cativado com o lançamento de modelos de tiras mais delicadas assim como uma edição especial de diamantes assinada pela joalheria H.Stern.


Peça das Havaianas com diamantes lançadas em parceria com a H.Stern.

Afinal, uma vez que a marca já estava bem reconhecida no mercado e cativado um grande público, era permitido lançar produtos mais caros. Ainda que uma havaiana de diamante seja muito mais cara que a original, pessoas podem comprá-la por causa do prestígio que têm pela marca. Mesmo porque o perfil do público que compra Havaianas mudou com o passar do tempo e a empresa precisa adaptar a marca ao público.

Por conta do sucesso pelo mundo, as Havaianas ganham escritório na Europa e lojas pelo Brasil destinadas a vender as sandálias e produtos vinculados. Recentemente lançou linhas de calçados como extensão de marca. Por ser uma categoria similar ao produto original, as pessoas reconhecem sua qualidade. Mas, o mesmo poderia não acontecer se a empresa lançasse uma linha de refrigerantes, por exemplo. Afinal, Havaianas entende de calçado, mas será que entenderia de bebidas? 


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
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