Adsense

domingo, 23 de novembro de 2014

Merchandising ou Guerrilha?

Semana passada durante uma aula de Comunicação e Marketing, não pude perceber qual é a diferença entre Merchandising e Marketing de Guerrilha. Aos estudantes e profissionais das áreas, ambas as técnicas parecem ser bem diferentes, porém fiquei na dúvida após assistir este vídeo:


Nele temos o simpático mascote do Android dançando em frente a um estande para promover o smartphone Xperia Arc no Taiwan. No Brasil também é muito comum ver esse tipo de cena, sobretudo nos shoppings e centros comerciais em época de promoção. Seriam estas ações de Merchandising ou Guerrilha?

Entende-se por Merchandising um conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada nos pontos de venda, enquanto Marketing de Guerrilha faz uso de técnicas pouco convencionais para promover o produto. 

Como as ações de guerrilha tiveram início por meio de pequenas empresas que não tinham dinheiro suficiente para investir nas mídias tradicionais, pode-se considerar a dança do mascote uma técnica de Merchandising pelo fato da Samsung ser uma grande empresa. Contudo, caso se tratasse de uma pessoa vestida de pão para promover os pães fresquinhos da pequena padaria do Seu Joaquim, seria esta uma prática de Guerrilha.

Você concorda ou discorda? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater sobre esse tema.


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.