Adsense

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Quais são as nossas reais necessidades?


Certa vez um gerente estava buscando um funcionário para a sua equipe de vendas numa grande loja de varejo que vende de tudo, desde um parafuso até um carro zero quilômetro. Um dos candidatos era um homem vindo do interior que parecia não ter muita experiência além de uns serviços que fazia na roça. Ainda assim, o gerente decidiu dar uma oportunidade e colocá-lo em seu time. Após apresentar toda a loja, ele disse que voltaria mais tarde para conferir a performance do mais novo vendedor em seu primeiro dia.

Ao regressar, ele viu, como de costume, todos os seus vendedores abordando os clientes que entravam na loja enquanto o recém-chegado rapaz permanecia parado no mesmo lugar. Logo, o gestor perguntou quantos clientes havia atendido no primeiro dia, ele atendera somente um. Isso é um absurdo para qualquer ponto de venda, sobretudo numa loja daquele porte onde os vendedores costumam vender para aproximadamente cinquenta clientes diariamente.

Quando estava a ponto de lhe chamar a atenção, o gerente perguntou qual tinha sido o valor da venda que fez e tamanha foi sua surpresa quando o rapaz lhe respondeu "um milhão de reais". E assim, ficou atento a explicação de como ele conseguira uma venda tão incrível:

- Eu mostrei a um homem que entrou na loja uma isca de pesca. Depois, disse que somente a isca não bastava, ele também precisaria de um bom anzol. Então, ele me perguntou onde havia um bom lugar para pescar e indiquei um rio que fica a 100 km daqui. Para chegar ao meio do rio e começar a pesca, ele precisaria de uma lancha e ofereci uma muito potente. Por fim, para chegar até o rio transportando a lancha, seria necessário um caminhão com tração nas quatro rodas. Assim, tudo isso somou um milhão.

- Isso é espantoso! - exclamou com alegria o gerente - Mas, espere um pouco...como você conseguiu vender tudo isso a um cliente que só veio aqui comprar uma isca para pesca?

- Na verdade, ele não veio comprar nada. A mulher dele é quem veio comprar um absorvente. Foi então que disse a ele: "Bom, já que o fim de semana do senhor está perdido mesmo, por que não vai pescar?"

E esta foi a piada do bom vendedor que criou no cliente a necessidade de comprar um monte de produtos. Tanto ela quanto a tirinha de hoje ilustram este post para nos fazer refletir sobre quais são as nossas reais necessidades.

O principal objetivo do marketing é suprir os desejos e necessidades das pessoas por meio de produtos e serviços. Porém, temos visto cada vez mais uma avalanche de produtos dos quais não precisamos, mas as empresas que os fabricam em muitas de suas ações de marketing passam a ideia que sem suas maravilhosas criações não poderemos mais viver.

O smartphone é um exemplo disso. Até a minha adolescência todas as pessoas viviam muito bem sem telefone celular. Para marcar encontros, falávamos previamente pelo telefone fixo e, em caso de desencontro, recorríamos aos telefones públicos que funcionavam ora com ficha ora com cartão. E por que agora nos desesperamos quando saímos de casa e esquecemos o celular? Porque foi criada dentro de nós essa necessidade.

Portanto, estaria o marketing nesta fase 3.0 suprindo nossas reais necessidades ou criando outras que nem nos fariam falta? Deixe um comentário aqui no post e vamos discutir esse tema. O blog necessita de comentários e desejo saber a opinião de todos. :)


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.