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quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Produto antimarketing? Conheça o ciclo de vida dos Biscoitos Globo.


Quem mora ou já esteve no Rio de Janeiro com certeza já viu ou consumiu esse produto, seja nas praias ou no trânsito, o Biscoito Globo se tornou um ícone da cultura carioca.

O biscoito de polvilho que traz embalagem verde para o sabor salgado e vermelha para o doce começou a ser fabricado em 1953 na Padaria Globo em São Paulo pelos irmãos Milton, Jaime e João Ponce que, ao se mudarem para o Rio um ano depois, trouxeram consigo seu invento. Desde então, não houve mudanças na receita, na embalagem, no slogan ("biscoito salgado, biscoito doce") e, o que mais impressiona os estudantes de marketing, nunca houve sequer uma campanha publicitária, pontos de venda definidos e vendedores contratados pela empresa.

O próprio Milton, dono dos Biscoitos Globo, afirma que não tem interesse em crescimento. "Perderíamos o controle sobre a produção." - diz ele que também recusou ofertas para abrir franquias em outros estados e não se preocupa com licenciamento já que a logo do produto é livremente usada em cangas, camisetas e afins. 

A única fábrica - que conta com 20 funcionários e tem um faturamento de aproximadamente 100 mil reais - continua localizada na Rua do Senado, centro do Rio, e funciona de domingo a domingo para atender os ambulantes que compram os biscoitos para vendê-los pela cidade.

Mas, como pode um produto que não usa nenhuma estratégia de marketing continuar ativo no mercado? Bom, o próprio marketing pode explicar isso através do ciclo de vida do produto.

Todo produto possui um ciclo de vida que é composto por: introdução, crescimento, maturidade e declínio. 


Na introdução o produto é lançado no mercado e, como não há demanda, as vendas são fracas e o reconhecimento é lento. No crescimento a demanda aumenta e a concorrência ainda é muito baixa. Já na maturidade, a fórmula do produto passa a ser conhecida e outros concorrentes surgem no cenário. Por fim, no declínio as vendas caem e o produto aos poucos desaparece até sair de cena.

A partir dessa análise constata-se que os Biscoitos Globo permanecem na fase de maturidade durante um longo tempo, diga-se de passagem. E por que ele não passou a fase de declínio levando-se em conta que existem tantos outros produtos parecidos no mercado? Ora, com certeza é por causa do carinho que seus mais ávidos consumidores - os cariocas - têm por essa marca tão tradicional e simples, tão simples quanto um biscoito de polvilho.


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
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