Adsense

sábado, 15 de novembro de 2014

Jornalistas X Publicitários

Ainda me lembro dos tempos de calouro da faculdade de Jornalismo. Na época optei pelo curso por causa do gosto que tenho pela escrita e pela curiosidade por toda e qualquer coisa. Como qualquer universitário de primeira viagem, esperava as tradicionais gracinhas e trotes dos veteranos, mas não contava com as inúmeras piadinhas por parte dos colegas de classe.

Na maioria dos cursos de Comunicação Social, estudantes de Jornalismo e Publicidade começam juntos estudando disciplinas que são comuns a ambas as áreas. Após um tempo, eles começam a se separar a medida que surgem as matérias específicas de cada habilitação. Até lá as alfinetadas não param, tais como:

- Você é jornalista? Seu mercado tá saturado...vai passar fome, hein?

- Você é publicitário? Dá um tempo, manipulador de massas!

Conforme os anos vão passando, a gente vai crescendo e aprendendo a respeitar as duas áreas, sobretudo porque elas possuem o mesmo viés. Ao final do curso de Jornalismo, escolhi um tema que não tem muito a ver com a profissão para o meu TCC: história em quadrinhos. Porém, esta é uma forma de comunicação e iniciei minha defesa justamente dizendo que antes de sermos jornalistas, publicitários ou mesmo relatores públicos, somos comunicólogos e isso é o mais importante.

Não espero que as brincadeiras entre estudantes e atuantes do Jornalismo e da Publicidade terminem porque elas são divertidas (a ponto de gerar inspiração para a tirinha deste post), mas espero que todos nos respeitemos e lembremos que somos parte da incrível área da Comunicação e assim seguiremos até a morte ou até uma outra graduação.


Postado por: IVAN DE SOUZA
Quem sou eu? Jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro nas horas vagas, gosto de desenhar e acredito viver uma real Vida de Marketing.
Para saber mais sobre mim, visite meu perfil ou me mande um e-mail.